Peeling : renovação para a pele
A definição de peeling é a descamação controlada da pele, promovendo uma renovação das estruturas da cútis.Estar indicado para rejuvenescimento, suavização de rugas, manchas e linhas de expressão. Além de ser usado para acne ativa e cicatrizes.A descamação da pele pode ser realizada de três formas: mecânica, quimica ou a laser, dependendo da indicação.Além das formas de peeling, temos a profundidade que atinge, o que pode ir de superficial a profundo. Atualmente, os peelings superficias são mais aceitos pois são feitos de forma seriada evitando que os pacientes se afastem de suas atividades habituais, obtendo resultados positivos de forma segura e confortável.
Em um peeling químico tem-se a ação de substâncias, em geral ácidos, para promoverem essa descamação. De acordo com a indicação clinica escolhe-se o tipo de ácido e sua potência de penetração.
A descamação mecânica utiliza-se aparelhos para promover esta esfoliação. O peeliing de cristal e diamante são microdermoabrasões superficiais onde o aparelho promove a retirada de parte da camada superficial da pele.O peeling mecânico pode ser mais agressivo, que se chama dermoabrasão, onde utiliza-se lixas necessitando de anestesia , sendo feito em ambiente hospitalar.
O peeling a laser é a novidade em estética, o laser de CO2 fracionado é utilizado para rejuvenecimento, cicatrizes de acne, linhas finas de expressão, manchas, flacidez facial e estrias. O laser reconheçe a água dos tecidos promovendo seu aquecimento, com isso reorganiza as estruturas e promove nova formação de colágeno.
Equipe DeSant